Com o tema
“Faça da saúde do sono uma prioridade”, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu pela primeira vez a Semana do Sono, evento nacional promovido pela Academia Brasileira do Sono (ABS), que ocorre até o dia 20 de março (https://semanadosono.com.br/). Na última sexta-feira (14), o evento reuniu 300 participantes, entre alunos, professores e profissionais da saúde, para debater e conscientizar sobre a importância do sono na saúde e no bem-estar.
“É um prazer trazer pela primeira vez a Semana do Sono para Petrópolis, um evento promovido há quase 10 anos pela Academia Brasileira do Sono. Neste ano, temos a parceria com a UNIFASE/FMP, onde nós temos um público majoritariamente estudantil, que tem um papel fundamental na disseminação desse conhecimento. Conscientizar os futuros profissionais da saúde sobre a importância do sono é essencial para garantir que essa mensagem alcance mais pessoas”, destacou a otorrinolaringologista e presidente regional da ABS/RJ, Luciane Mello.
A programação contou com palestras, painéis e workshops sobre temas como distúrbios do sono, impactos do sono na saúde mental e física e estratégias para melhorar a qualidade do sono e novas abordagens terapêuticas. A abordagem multidisciplinar envolveu especialistas em Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia, reforçando a necessidade de um olhar integrado para o tema.
“Nós da UNIFASE/FMP estamos juntos nessa organização com a Academia Brasileira do Sono (ABS/RJ) e conseguimos montar esse evento multiprofissional porque é exatamente isso que nós precisamos no tratamento dos distúrbios do sono. Não existe peso maior, todos têm sua importância por igual. Com esse evento sendo realizado aqui o nosso objetivo é despertar o interesse nos alunos e profissionais da cidade para que eles possam buscar mais conhecimento porque a caminhada é longa e temos muita coisa para aprender”, disse a cirurgiã-dentista e professora da UNIFASE/FMP, Katya Blanc, que foi também uma das organizadoras do evento.
A semana do sono acontece todo ano em várias regiões do Brasil e tem o objetivo de trazer para a população informações qualificadas, novidades e últimas pesquisas sobre a área. A professora da UNIFASE/FMP e cardiologista Simone Farah foi uma das palestrantes do evento e falou sobre os desfechos cardiovasculares na apneia obstrutiva do sono.
“Nós sabemos que as doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam no mundo e os fatores de riscos para essas doenças tem total relação com o sono e com a apneia obstrutiva do sono. Então, essa temática é um alerta para que a gente possa conscientizar a população, principalmente aquelas pessoas que roncam. O ronco pode, não só induzir a doenças graves como o infarto agudo do miocárdio, o AVC, a arritmia cardíaca e até morte súbita”, explicou a doutora.
O evento foi um marco para a UNIFASE/FMP, fortalecendo o compromisso da instituição com a educação em saúde e incentivando futuras edições da Semana do Sono na cidade. “Essa troca de conhecimento com diferentes áreas nos ajuda a compreender melhor as necessidades dos pacientes e a atuar de forma mais assertiva”, concluiu o estudante Leonardo Gamarano, aluno do 8º período do curso de odontologia da UNIFASE que participou ativamente da organização do evento.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.