Infraestrutura
Conheça nossos espaços e todos os centros de ensino que oferecemos para a aprendizagem dos nossos alunos.
Infraestrutura
Os cenários de prática da UNIFASE/FMP possibilitam o aprendizado a partir de experiências com foco no aprender fazendo.
Redes de Saúde Parceiras
C
• Casa de Saúde Santa Mônica
• Centro de Saúde Coletiva Prof. Manuel Ferreira
H
•Hospital de Ensino Alcides Carneiro
• Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp
• Hospital Santa Teresa
• Hospital Unimed Petrópolis
• Hospital Clínico de Corrêas
• Hospital Pró-cardíaco
• Hospital Naval Marcílio Dias
• Hospital SMH - Beneficiência Portuguesa
• Hospital Central do Exército
• Hospital Souza Aguiar
• Hospital Miguel Couto
S
• Sanatório Oswaldo Cruz
U
• UPA Cascatinha
• UPA Centro
• Unidades de Saúde da Família da rede municipal
Laboratórios
Os laboratórios da UNIFASE/FMP destinam-se às atividades de ensino e pesquisa, dando suporte às atividades de extensão sempre que necessário.
Aos estudantes dos cursos da área da saúde são disponibilizados os laboratórios com objetivo de proporcionar a realização das atividades práticas em consonância com o aprendizado teórico-conceitual e metodológico das unidades curriculares. Os laboratórios dispõem de equipamentos próprios, apoio de pessoal técnico, manutenção e conservação.
Laboratório de Medicina Regenerativa
Criado em 2014, trata-se de um centro de ensino, pesquisa e prestação de serviços cuja estruturação está compreendida, em síntese:
UNIDADE I – Antessala (7m², destinado à lavagem de mãos e paramentação de profissionais e estudantes); Laboratório de Cultivo Celular (27 m², destinado à manipulação de células humanas e de materiais biológicos), Laboratório de Controle de Qualidade (17m², destinado à realização de ensaios de controle de qualidade) e BioBanco.
UNIDADES II e III – Centros de Processamento Celular, destinados a receber e processar tecidos ou células humanas, estabelecer culturas primárias de células, proceder à expansão seletiva seguida de caracterização estrutural e funcional, de quantificação, preparo e entrega de células acondicionadas para aplicação nos pacientes e, eventualmente, preservar as células para a sua manutenção em criopreservação, para uso posterior.
A UNIDADE IV - poderá proceder à obtenção de bioprodutos, diretamente a partir de materiais biológicos ou a partir das culturas primárias de células humanas, sua caracterização e acondicionamento para uso; e poderão ser manipulados materiais, de origem biológica ou sintéticos, para uso em bioengenharia.


Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada
Fruto de parceria entre a Fiocruz-RJ e a UNIFASE/FMP, o laboratório contribui para o treinamento científico de estudantes de graduação e pós-graduação. A equipe é formada por seis pesquisadores, dois técnicos e três estudantes de iniciação científica. Instalado em uma área de aproximadamente 60 m² com três bancadas centrais e duas bancadas laterais. O laboratório também contém um espaço independente, utilizado como escritório de 12 m², contendo escrivaninhas, cadeiras, computadores funcionais e ligados à internet.
Instituto Anatômico Prof. Antonio de Souza Queiroz
Laboratório composto por um complexo com 331 m², com sala de preparo, guarda de cadáveres, sistema de exaustão e de descarte de resíduos adequados; ossário; 2 salas para ensino em grupos contendo macas móveis, negatoscópios e peças formolizadas e glicerinadas. Possui capacidade para até 80 (oitenta) estudantes realizarem atividades práticas.


Laboratório de Bioquímica, Bromatologia e Tecnologia de Alimentos
Laboratório composto por um complexo de 209 m² subdividido em 4 (quatro) ambientes: 3 (três) salas para atividades práticas de ensino e 1 (uma) sala de apoio para guarda e preparo de reagentes. A capacidade é de até 90 (noventa) estudantes por atividade.
Laboratório de Histologia e Patologia
Laboratório com área de 129 m² subdividida em 2 (duas) salas para atividades práticas de microscopia, sala de preparo de peças e cortes histológicos, conta com equipamentos modernos, adequados e em número suficiente para as atividades propostas. Projetado para atividades em grupo, com capacidade para até 60 (sessenta) estudantes.


Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia Básica
Laboratório com área de 165 m² subdividido em sala para atividades práticas de ensino; sala de esterilização de material; sala de preparo de material, sala dos professores. Projetado para atividades de pequeno grupo com capacidade para até 30 (trinta) estudantes.
Complexo de Radiologia
Laboratório com área de 100 m² é composto por 2 (duas) unidades laboratoriais, sala de aula e 2 (duas) salas para estudos.
O espaço é destinado à realização de atividades do curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Possui aparelho de radiologia simulado, bancadas e aparelhos para atividades práticas nas áreas de Física, Dosimetria e Proteção Radiológica e Incidências Radiológicas. Projetado para atividades de pequenos grupos com capacidade para até 60 (sessenta) estudantes.


Centro de Simulação Realística - CSR
Laboratório com área de 400 m², composto por 8 (oito) salas para cenários (centro cirúrgico, sala vermelha de trauma/UTI, maternidade, UTI pediátrica – lactente e escolar, enfermaria, consultório e atendimento domiciliar), consultórios de observação com vidro unidirecional, sistema de captura de áudio e vídeo, salas para debriefing, sala de escovação, camarim, vestiários, almoxarifado, banheiros e sala de coordenação e professores. Projetado para realização de atividades práticas simuladas de baixa fidelidade até simulação realística com manequins de alta performance e atores (pacientes simulados).
O principal objetivo é o treinamento dos estudantes em ambiente controlado, para a segurança no processo assistencial aos pacientes. Os cenários auxiliam a construção do raciocínio clínico da equipe e fortalecem as habilidades técnicas e comportamentais, comunicação e trabalho em equipe, através da discussão (debriefing) com os professores. Estas unidades possuem materiais de uso permanente e insumos descartáveis necessários para a realização dos procedimentos realizados nos ambientes simulados. O Centro tem capacidade para até 100 (cem) estudantes.
Centro de Nutrição e Gastronomia Alcina Saldanha da Gama
O Centro de Nutrição e Gastronomia possui área de 140 m² e composto por 3 (três) unidades laboratoriais: Laboratório de Técnica, Dietética e Culinária - LTDC, Cozinha Experimental e Laboratório de Análise Sensorial.
Possui instalações e sistema de exaustão adequados, equipamentos modernos e capacidade para até 40 (quarenta) estudantes.


Laboratório de Habilidades Pré-clínicas em Odontologia
Composto por 2 (duas) unidades laboratoriais independentes com área de 88 e 45 m² e instalações e equipamentos modernos. Possui capacidade para até 22 (vinte e dois) e 20 (vinte) estudantes, respectivamente, sentados em bancadas, com manequins individuais que atendem às demandas relativas ao treinamento das habilidades psicomotoras relativas às áreas de Anatomia Dental; Fisiologia Oral, Oclusão e ATM; Cariologia; Periodontia e Dentística.
Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica - CIPAC
O CIPAC é o centro de treinamento idealizado para oferecer aos alunos e profissionais de saúde capacitação em procedimentos da área de saúde com a utilização de tecnologias inovadoras.
Está instalado em uma área de 341 m² composto por:
Um laboratório para realização de procedimentos na área da saúde com capacidade para receber até 60 pessoas, que poderão atuar em oito estações de trabalho equipadas com mesas e focos cirúrgicos, monitores de alta resolução e torres de vídeo 4K que permitem realizar procedimentos minimamente invasivos. As estações estão interligadas por sistema de vídeo que permite a transmissão e compartilhamento de todas as imagens. Além de vestiários, sala de escovação e sala técnica para preparo de peças anatômicas humanas congeladas que completam o ambiente.
O CIPAC conta também com auditório para 100 pessoas com estrutura para realização de tradução simultânea, restaurante e sala de estar, o que completam a infraestrutura moderna e confortável do centro.


Laboratório de Informática
Rede de acesso a microcomputadores com servidores e equipamentos permitindo conectividade em laboratórios, bibliotecas, e áreas administrativas. Acesso a informações, bases de dados e compartilhamentos utilizando estrutura de: Servidores de Rede, Servidores de Arquivos, Servidores de Internet e Base de Dados, Estações de trabalho, notebooks.
Também é possível ter o acesso a equipamentos de multimídia e audiovisual.
A rede wi-fi está em processo de expansão para ampliação da
cobertura ofertada.
Infraestrutura de TI
Acervo Acadêmico

O processo de manutenção e guarda do acervo acadêmico da UNIFASE/FMP atende a determinação do Ministério da Educação, estabelecida pela Portaria n.º 1224, de 18 de dezembro de 2013, que instituiu normas sobre a manutenção e guarda do Acervo Acadêmico das Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Estas normas dispõem sobre a obrigatoriedade da manutenção e guarda dos documentos relativos às atividades das instituições de ensino, permanentemente organizados e em condições adequadas de conservação, fácil acesso e pronta consulta.
Para atender a referida Portaria, a UNIFASE/FMP indicou a sua Secretária Geral como Depositária do Acervo Acadêmico, e constituiu comissão interna, composta por colaboradores de diferentes setores, responsável pelo estudo da implantação das normas sobre preservação do acervo acadêmico, através da Portaria Conjunta FMP/FASE n.º 003/2014. Como resultado das atividades iniciais da Comissão, foi elaborado o Projeto de Gestão Documental, cujo objetivo é auxiliar na implantação de rotinas de gestão documental, estabelecendo atividades a serem realizadas, equipes, prazos, metodologia e locais de arquivamento de documentos acadêmicos.
Atualmente, o arquivo definitivo, denominado Arquivo Central, atende à fase de guarda permanente e está localizado no prédio anexo no Campus Barão do Rio Branco. Para fins de atendimento da Portaria 315, de 4 de abril de 2018, a UNIFASE/FMP contratou o sistema Ábaris Sead, ferramenta de gerenciamento de documentos eletrônicos que garante a preservação, segurança, autenticidade, integridade, validade jurídica e acesso aos documentos acadêmicos. O sistema possibilitou que a Secretaria de Registros Acadêmicos iniciasse uma nova etapa de trabalho, com a produção de grande parte da documentação acadêmica no formato "nato-digital". O documento digital é assinado eletronicamente e enviado ao destinatário por meio eletrônico. A utilização do documento digital deve ser no formato eletrônico e não físico/impresso.
Contudo, quando há demanda de documento acadêmico especificamente na versão física, a Secretaria providencia-o no referido formato.


Mapa do Campus
