A importância da interseccionalidade na construção de políticas públicas que deem conta dos diversos marcadores sociais que atravessam a vida das pessoas é pauta do programa de entrevistas Ecoar - Diálogos de Cidadania, produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE). Com o tema “Interseccionalidade em políticas públicas: o que é e o desafio de construir”, o episódio nº 13 vai ao ar dia 22 de março (quarta-feira), às 14h, pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube. O projeto cultural-informativo conta com autodescrição, feita pelos participantes do programa, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e estenotipia (legendagem ao vivo).
“Partindo da perspectiva das pessoas com deficiência, um olhar transversal considera a experiência da deficiência atravessada por questões de raça, gênero, moradia, entre outros, e não como uma experiência isolada. Nesse sentido, vamos dialogar sobre os desafios que temos para avançar na compreensão deste cenário e como a construção de indicadores pode contribuir com o debate, mesmo diante das limitações das bases de dados”, adianta o apresentador do programa, Tuca Munhoz, ativista pelos direitos humanos das pessoas com deficiência e consultor especializado em
acessibilidade.
Participam do debate Paulo Jannuzzi, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Carlos Ferrari, conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), autor dos livros “Visões para uma boa conversa sobre inclusão e cidadania”, “Lady Lei” e “Mais um prato para Pedrinho” e curador e conteudista do site www.socialsolucoes.com; e Francine de Souza Dias, assistente Social, pesquisadora no NIPPIS e na Rede Zika Ciências Sociais, também da Fiocruz. O bloco final, dedicado ao Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), traz reflexões sobre a importância da plataforma, que reúne dados sobre as pessoas com deficiência para elaboração de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e empoderamento da população por meio da informação.
Sobre o Ecoar - Diálogos de Cidadania
O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. Também contribuem com a viabilização do programa as assessorias de comunicação do Icict/Fiocruz e da Unifase e a Videosaúde Distribuidora da Fiocruz.
Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-mail
SERVIÇO
13º episódio do programa Ecoar - Diálogos de Cidadania
Tema: Interseccionalidade em políticas públicas: o que é e o desafio de construir
Data: 22 de março (quarta-feira), às 14h
Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e da
UNIFASE no YouTube
www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.