Analuce Mussel Dunley Santos
Professora de ginecologia e obstetrícia da UNIFASE/FMP, Mestre em saúde da família.
Atualmente no Brasil, 55% das gestações são não planejadas e isso reflete um grande problema de saúde pública. Talvez, esse número tão grande, esteja ligado à falha no acesso das mulheres aos métodos anticoncepcionais.
No município de Petrópolis temos alguns postos de saúde e o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, onde alunos de enfermagem e medicina da UNIFASE/FMP aprendem a fazer o atendimento voltado ao planejamento familiar. Nestes locais, as mulheres são orientadas quanto aos métodos contraceptivos e podem optar também pela inserção do DIU, para isso, basta expressar seu desejo. Alguns postos de saúde não fazem este procedimento, desse modo, encaminham a mulher ao serviço de planejamento familiar do Centro de Saúde de Petrópolis ou do Hospital de Ensino Alcides Carneiro.
O DIU é um método anticoncepcional reversível, altamente eficaz, sendo considerado um dos mais seguros em relação a prevenção de gravidez. O risco de engravidar com DIU é menor do que com pílula anticoncepcional. É um método que tem longa duração, podendo durar de 5 a 10 anos, a depender do tipo de DIU. Pode ser inserido em qualquer idade independente do número de filhos. Seu efeito anticoncepcional e o retorno à fertilidade é imediato. Isso significa que a partir do momento que a mulher coloca o dispositivo já começa o efeito contraceptivo e, a partir do momento que é retirado já pode engravidar com segurança, não ficando qualquer efeito residual. A inserção pode ser realizada imediatamente no pós-parto ou abortamento e fora destes períodos. Pode ser realizada em consultório e não necessita anestesia, sendo bem tolerada pela grande maioria das pacientes.
Em países que o DIU passou a ser utilizado em larga escala ocorreu uma redução significativa do número de gestações indesejadas. É importante para o desenvolvimento de uma nação que os profissionais de saúde tenham formação e sejam capacitados para desenvolverem ações no âmbito do planejamento familiar. Quanto maior a capacitação de profissionais voltados para atuarem neste setor, maior será o acesso das mulheres a este serviço e consequentemente menor será o número de gestações indesejadas e isso refletirá diretamente no índice de desenvolvimento da população.
No ano de 2022 , em relação ao planejamento familiar disponibilizado pelo SUS, foram inseridos 556 DIUs, realizadas 173 laqueaduras tubárias, 174 vasectomias e distribuídos 104.718 anticoncepcionais no município de Petrópolis.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.