Para fazer o Enem e garantir uma boa nota, é preciso se dedicar bastante aos estudos, fazer um bom planejamento e ter muita disciplina. Além disso, você vai precisar de técnicas e macetes que facilitem seu processo de aprendizagem e te ajudem a ganhar tempo.
Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo este artigo e fique por dentro de dicas de estudos que podem aumentar sua nota.
Comece lendo atentamente o edital do Enem. Ele é como um manual do estudante, um guia que é sua principal fonte de informações sobre o exame.
Depois de fazer isso, monte seu planejamento de estudos. Estamos falando de criar um cronograma detalhado, uma rotina de estudos
com matérias, tópicos e horários bem distribuídos. Você precisa identificar, principalmente, os conteúdos mais cobrados na prova.
Organize tudo, mas seja flexível, pois talvez você precise se dedicar mais a uma matéria que outra. Reserve tempo para simulados, revisões e não ignore os períodos para descanso, lazer, alimentação e exercícios físicos. Afinal, sua nota depende, acima de tudo, de equilíbrio.
Com o cronograma pronto e muita motivação para encarar o Enem, siga essas dicas e aproveite ao máximo seus estudos.
Tenha um local calmo e exclusivo para estudar, longe de distrações e barulhos. Mantenha este local limpo e organizado para não perder tempo procurando livros e outros materiais ao invés de estudar.
Fique longe do celular e coloque-o no silencioso! Use outros métodos para controlar o tempo e os horários de estudos, como um relógio ou cronômetro manual.
A redação é fundamental para o seu resultado. Por isso, dedique tempo suficiente para praticar escrevendo várias redações, entendendo como o processo de correção funciona e analisando os feedbacks recebidos.
Uma boa estratégia é analisar exemplos de redações anteriores do Enem, abordar temas atuais e revisar seus próprios textos para fazer melhorias.
As provas costumam relacionar os exercícios às atividades do dia a dia e fatos recentes. Isso vale, principalmente, para a redação. Portanto, mantenha-se informado sobre os assuntos mais importantes. Você vai encontrá-los na na internet, televisão, jornais, revistas, cursos, livros etc.
Embora cada pessoa tenha sua própria forma de estudar, há dicas valiosas que podem fazer toda a diferença na hora de fazer o Enem. Por isso, converse com pessoas que já fizeram o exame, ou busque orientações online. Essas fontes de informação podem ser de grande ajuda para o seus estudos.
O Enem é um exame interpretativo e de resistência física e mental. Sendo assim, além de atualizar-se e ler muito para enriquecer seu repertório, você precisa saber interpretar bem as questões, especialmente as longas. Exercite-se!
Ao fazer provas antigas você revisa os conteúdos, se familiariza com o tipo de questões e aprende a gerenciar melhor o seu tempo. Se errar, refaça a questão. Se ela for de humanas e línguas, anote o motivo do erro para memorizar esta informação.
Ter uma boa base teórica é essencial, mas é igualmente importante saber responder corretamente às questões do exame. Por isso, faça muitos exercícios e treine bastante para melhorar seus conhecimentos.
Fazer o Enem vai exigir muito de você. Portanto, certifique-se de que está usando materiais de estudo confiáveis. Essa dica vale para todas as fontes de leitura, áudios e vídeo-aulas.
Sim. Contudo, você precisa entender que sua pontuação final no Enem é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso significa que não é apenas o número de acertos que é considerado, mas também o nível de dificuldade das questões respondidas corretamente.
É por este motivo que as provas mais desafiadoras possuem médias mais altas que as provas mais fáceis. Portanto, se você obtiver um desempenho melhor em matemática do que em português, por exemplo, sua nota final será mais alta.
Por outro lado, a correção da redação é feita por professores corretores, o que te dá a você a chance de conquistar uma nota 1000.
Agora, confira essas dicas para usar na hora de fazer o Enem e melhore sua pontuação.
O exame exigirá de você habilidades e competências essenciais. Em virtude disso, as questões avaliarão sua capacidade de interpretar informações em tabelas, gráficos e esquemas, fazer inferências e estabelecer relações entre os conteúdos abordados.
O ideal é começar a se preparar para fazer o Enem no segundo ano do ensino médio, reservando parte do seu tempo de estudos para ele. Se isso não for possível, a melhor hora é agora.
Além de cursinhos preparatórios, você pode usar e abusar da internet. Assista a vídeo-aulas, baixe apostilas de estudos gratuitas e provas dos anos anteriores. Faça simulados, analise as redações notas 1000 e fique por dentro de dicas de estudo, memorização e segredos para encarar aqueles temas mais complexos.
O que não falta é conteúdo de qualidade para se preparar e fazer o Enem e ingressar na faculdade dos sonhos!
E aí? Já sabe qual área deseja seguir?
Conheça os cursos de graduação da Unifase e saiba mais sobre cada um deles. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, fale com nosso time. Daqui, desejamos bons estudos e ficamos na torcida para ter você conosco o mais breve possível.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.