No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a pauta do Ecoar – Diálogos de Cidadania é democracia, acessibilidade e eleições

16 de setembro de 2022
No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a pauta do Ecoar – Diálogos de Cidadania é democracia, acessibilidade e eleições

O Ecoar – Diálogos de Cidadania de setembro acontecerá no Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, trazendo o tema Democracia, Acessibilidade e Eleições. A frente do programa, Lucília Machado, Mestre em Diversidade e Inclusão, jornalista, pessoa com deficiência, graduada em Comunicação Social, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência. Apresentadora do Podcast “Acessando Lucília”, ela conduzirá um bate-papo sobre a importância da acessibilidade como direito à cidadania nas eleições.    

O programa vai ao ar no dia 21 de setembro, às 14h, e traz como convidados: Gislana Vale , mulher cega, poeta, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em avaliação de políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará, consultora em políticas públicas e acessibilidade cultural, membra do GT de acessibilidade cult u ral do Ceará e c oordenadora executiva nacional Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com baixa visão (MBMC) ; e Joelson Dias, o advogado, representante titular do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE)  

O Ecoar – Diálogos de Cidadania pretende refletir sobre como a acessibilidade é a única forma de garantia de exercício pleno da cidadania para todas às pessoas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o número de eleitores que declararam ter alguma deficiência cresceu 35% e algumas estratégias foram adotadas para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, entre elas, a implementação da tradução para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas urnas eletrônicas.    

 Além do acesso às zonas eleitorais e ao voto, outro ponto que o programa busca discutir é a importância da representação nos cargos eletivos e a inclusão de pautas voltadas para as pessoas com deficiência nos planos de governo. No bloco dedicado ao Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), o foco será na importância de informações e dados na elaboração de políticas públicas que promovam a inclusão das pessoas com deficiência.   

 O Ecoar – Diálogos de Cidadania é transmitido ao vivo no canal do YouTube da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE , possui intérpretes de LIBRAS e legendas ao vivo.   

O projeto

O Ecoar – Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF) , o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. Para conhecer o SISDEF, acesse: https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/.

Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: ASCOM ICICT, ASCOM Unifase e Videosaúde Distribuidora. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail: ecoar.nippis@gmail.com.

21 de fevereiro de 2025
Evento, que será realizado em março, reunirá especialistas para discutir e propor mudanças na relação do ser humano com o meio ambiente 
21 de fevereiro de 2025
Metodologia usada por professores e estudantes nos campos de prática de Petrópolis será multiplicada na América Latina
17 de fevereiro de 2025
A instituição oferece quatro atualizações presenciais e semipresenciais que unem teoria e prática para capacitar profissionais.
Share by: