No dia 24 de agosto, às 14 horas, o programa Ecoar – Diálogos de Cidadania está de volta com o tema a Cultura como um Direito Social. Este episódio será apresentado pelo jornalista, consultor em audiodescrição e produtor cultural pela Universidade Federal da Bahia, Ednilson Sacramento. Com uma vasta de experiência na área de comunicação, Ednilson conduzirá uma reflexão sobre as barreiras que impedem o acesso das pessoas com deficiência a esse direito fundamental, garantido na Constituição brasileira e que também está presente na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2105.
Entre as pessoas que irão compor esse debate estão Desirée Nobre, terapeuta ocupacional e museóloga, que compartilhará sua experiência sobre patrimônio cultural e acessibilidade; e Daniel Gonçalves, cineasta que dirigiu o documentário Como Seria? (2014) e Pela Estrada Afora (2015), para o programa Sala de Notícias do Canal Futura.
O objetivo do episódio é trazer um olhar para a acessibilidade como uma forma importante de garantia de acesso pleno à cultura para todas as pessoas, por meio de um debate sobre questões de produção, acesso e consumo dos mais diferentes bens culturais, considerando seus formatos e conteúdo — por exemplo, as barreiras que levam à discriminação das pessoas com deficiência no acesso a uma exposição pela falta de elevador ou rampa, ou a falta de representatividade nos diversos produtos culturais.
O programa conta com intérpretes de LIBRAS e legenda ao vivo.
O projeto
O Ecoar – Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF) , o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. Para conhecer o SISDEF, acesse: https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/.
Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: ASCOM ICICT, ASCOM UNIFASE e Videosaúde Distribuidora. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail: ecoar.nippis@gmail.com.
The post Direito à cultura para pessoas com deficiência é o tema do nono episódio do Ecoar – Diálogos de Cidadania appeared first on Unifase.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.