Na última semana de julho, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realizou mais uma Semana de Qualificação Pedagógica de seus professores cumprindo assim, mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Docente/PDD, promovido pelo Núcleo Pedagógico e pela Coordenação de Educação a Distância. Esse processo contínuo de desenvolvimento docente teve início em 2009, e acontece no início de cada semestre letivo. A qualificação coletiva dos docentes é sem dúvida, uma estratégia pedagógica inovadora, implementada pela direção da UNIFASE/FMP que é revisitada periodicamente, porque é pensada e estruturada a partir das demandas dos professores. É relevante a compreensão de que muitos professores não têm acesso à formação pedagógica em seus mestrados ou doutorados.
“A integração dos professores de todos os cursos nesta Semana de Desenvolvimento Docente, enriquece as discussões e proporciona um espaço de troca de experiências. Segundo Maurice Tardiff, a formação docente não se constituí somente através do conhecimento teórico/prático, mas através da troca de experiência entre pares, isto quer dizer que por meio da interação, os docentes reconhecem que suas dificuldades são comuns à de outros professores e que conhecer outras experiências pedagógicas engrandecem seu processo de qualificação”, explica Maria Thereza de Sá Earp, pedagoga da UNIFASE/FMP, Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Docente.
Neste semestre, o Comitê de organização da Semana elencou como tema central das oficinas, “ A Narrativa como Estratégia de Aprendizagem ”. O trabalho com narrativas vem se apresentando como uma estratégia adequada na aplicação de métodos ativos de aprendizagem metodológicos porque o estudante, a partir de suas narrativas, conhece melhor seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. A produção de narrativas estimula não só a autobiografia do trabalho realizado pelo estudante sobre si mesmo de forma falada, escrita de imagens ou vídeos, como a heterobiografia que é o trabalho de leitura, escuta e de compreensão do aprendiz sobre o relato do “outro ”.
O portfólio do evento ofereceu as seguintes oficinas: O ensino tem cor? Abordagem narrativa e a construção dos aprendizados experienciais na prática docente; Produção de narrativas com mídias digitais e o processo de aprendizagem I e II; Projeto Regar e Elaboração de instrumentos de Avaliação.
“Como educadores, precisamos discutir as questões éticas, de valor e até mesmo de vida. Precisamos repensar nossos objetivos e práticas pedagógicas, de modo a prover aos nossos estudantes os meios cognitivos e instrumentais de compreender e lidar com as demandas postas pelo Século XXI”, salienta Maria Thereza de Sá Earp.
The post UNIFASE/FMP promove Semana de Desenvolvimento Docente com foco na narrativa como ferramenta de aprendizagem appeared first on Unifase.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.