Recentemente, foi veiculado na mídia a morte de Rhuan do Nascimento, de 27 anos, morador da Barreira do Vasco, comunidade em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Rhuan tinha deficiência intelectual e foi morto no dia 6 de maio, em uma ação policial. No final de março deste ano, Leonardo Bezerra, um jovem surdo, morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi espancado e preso por suspeita de ter roubado um telefone celular, sem conhecer a LIBRAS, ele teve a prisão confirmada. O site inclusive.org, portal que reúne notícias sobre cidadania e inclusão, destacou casos parecidos, entre 2014 e 2020, em diferentes cidades do país: Salvador, Niterói, Rio Branco, Cascavel, Maceió, Vitória, Cuiabá e Monsenhor Gil.
Estes são apenas os casos que chegaram nas mídias grandes mídias e jornais, uma outra realidade que se máscara pela invisibilidade informacional do sistema de segurança brasileiro, são os dados sobre a população com deficiência privada de liberdade. Dados fornecidos pela Lei de Acesso à Informação, publicados em uma matéria da ponte.org, revela que são quase 6 mil pessoas privadas de liberdade que têm algum tipo de deficiência e apenas 11% estão em prisões adaptadas. No entanto, esse número pode ser ainda maior, já que não foram considerados os casos de deficiência mental e apenas 65% das unidades prisionais do país dispunham dessa informação.
Diante desse contexto, o Ecoar – Diálogos de Cidadania convida para debater sobre a violência policial contra pessoas com deficiência: Luis Eduardo Arruda, coronel veterano da Polícia Militar do Estado de São Paulo, bacharel em direito e especialista em liberdade pública; e Raul Paiva, enfermeiro, doutorando da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Grupo de Trabalho “Deficiência e Acessibilidade” da ABRASCO.
O programa vai ao vivo nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE, no dia 08/06, quarta-feira, às 14 horas , com intérpretes de LIBRAS.
Organização
O Ecoar – DIálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF) , o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. Para conhecer o SISDEF, acesse: https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/ .
The post Violência policial contra pessoas com deficiência é o tema do novo episódio do Ecoar – Diálogos de Cidadania appeared first on Unifase.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.