Promovendo o protagonismo de pessoas com deficiência intelectual: um bate-papo sobre os bastidores do programa Ecoar

4 de maio de 2022
Promovendo o protagonismo de pessoas com deficiência intelectual: um bate-papo sobre os bastidores do programa Ecoar

Em abril, o Ecoar – Diálogos de Cidadania lançou um episódio especial que contou com o protagonismo de pessoas com deficiência intelectual. Dayana Conceição Souza, Gabriel Nascimento e Thiago Rodrigues compartilharam suas experiências e opiniões sobre preconceito, capacitismo, mercado de trabalho, acessibilidade e mobilidade.  Para que este episódio fosse ao ar, a produção do Ecoar – Diálogos de Cidadania articulou durante três meses com profissionais que atuam em projetos voltados para pessoas com deficiência intelectual, e estas serão as convidadas do próximo episódio ao vivo no canais do YouTube da Videosaúde e da UNIFASE, no dia 11/05, às 14 horas , com intérpretes de LIBRAS.

Uma das principais preocupações da equipe envolvida neste projeto era desenvolver estratégias que deixassem os convidados à vontade para se expressarem e que eles fossem protagonistas em suas falas. Entre as convidadas do episódio de maio estão: Daniela Karmeli , psicóloga que vem atuando desde 1993 nas áreas social e da pessoa com deficiência; Débora Goldzveig , publicitária que idealizou o Projeto Irmãos, que há 7 anos trabalha com o acolhimento e escuta de irmãos de pessoas com necessidades específicas, e atua no Instituto Serendipidade, que propõe a inclusão como solução e ferramenta de inovação; e as psicólogas do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência, do CER Freguesia do Ó, Adriana Barbosa e Marina Lane

Mediado por Tuca Munhoz, o sétimo episódio do programa informativo-cultural do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), tem como pauta os bastidores da produção do episódio “Deficiência Intelectual: preconceito e dignidade”. A audiência será convidada a refletir sobre a importância do apoio da família, projetos sociais de inclusão e do serviço público, como o Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência, na promoção da autonomia e do protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e como o preconceito é um fator limitador de suas potencialidades. 

O Ecoar – Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF) , que será lançado em breve, como parte da estratégia de divulgação de informações e apoio ao uso de evidências para a implementação de políticas públicas e para subsidiar o controle social, com ênfase para o segmento de pessoas com deficiência e para a temática da inclusão social. 

Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: a ASCOM ICICT, ASCOM Unifase, Videosaúde Distribuidora e a Coordenação de Cooperação de Social da Presidência da Fiocruz. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do email: ecoar.nippis@gmail.com .

21 de fevereiro de 2025
Evento, que será realizado em março, reunirá especialistas para discutir e propor mudanças na relação do ser humano com o meio ambiente 
21 de fevereiro de 2025
Metodologia usada por professores e estudantes nos campos de prática de Petrópolis será multiplicada na América Latina
17 de fevereiro de 2025
A instituição oferece quatro atualizações presenciais e semipresenciais que unem teoria e prática para capacitar profissionais.
Share by: