O preconceito contra as pessoas com deficiência é concreto, estrutural e cotidiano. Mas, pouco se ouve, na voz das pessoas com deficiência intelectual, debates sobre seus sonhos, trabalho, mobilidade, preconceito e direitos. No episódio de abril do programa informativo-cultural do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), que estreia na terça-feira (26) , os protagonistas são as pessoas com deficiência intelectual. Tuca Munhoz, o apresentador, e Stella Reicher, comentarista-convidada, entrevistam Dayana Conceição Souza, Gabriel Nascimento e Thiago Rodrigues.
Moradores da cidade de São Paulo, eles sempre foram incentivados pela família a conquistarem autonomia. Dayana e Gabriel são assistidos pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER), na Freguesia do Ó, e Thiago trabalha como colaborador, divulgador e assistente de mediação no Instituto Simbora Gente. Neste episódio, os convidados e convidada compartilham suas experiências e estratégias para “encarar de frente” o preconceito e provarem para si mesmos e para toda a sociedade que eles são capazes de fazer tudo o que quiserem.
Os comentários de Stella Reicher, advogada que tem se dedicado a projetos e iniciativas com foco na promoção e garantia de Direitos Humanos, com destaque para a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, contribuem para estimular o debate sobre as vivências da Dayana, do Gabriel e do Thiago.
Marcado por falas potentes, o sexto episódio estará disponível a partir do dia 26 de abril, nos canais do YouTube da Videosaúde Distribuidora e Unifase, com tradução em LIBRAS e legenda.
O Ecoar – DIálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF) , que será lançado em breve, o programa faz parte da estratégia de disseminação de informações e tradução do conhecimento para apoio ao uso de evidências em políticas públicas e como ferramenta de controle social
Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: a ASCOM ICICT, ASCOM Unifase, Videosaúde Distribuidora e o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão, Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogepe). Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail: ecoar.nippis@gmail.com .
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.