Medicina, apesar de ser uma área tradicional, também é almejada por grande parte dos estudantes e por isso bem concorrida . Por ser um curso que precisa de muita dedicação, às vezes só a vontade não é o suficiente para concluir o curso e muitas vezes os estudantes se perguntam: “por que fazer medicina então?”
Essa pergunta é feita por muitos candidatos que se preparam para o vestibular sem saber o real motivo pelo qual escolheram a
faculdade de medicina.
Alguns fazem pela influência dos pais, da família, de amigos ou pelo retorno financeiro e status que a profissão oferece.
Se você está nessa posição e está com dúvidas ou quer se sentir seguro quanto à sua decisão tomada, continue lendo este artigo.
É fundamental que você esteja certo dos motivos pelos quais escolheu ou está pensando em fazer medicina. Seja para passar no vestibular ou enfrentar a rotina que virá depois. Estar seguro quanto à sua decisão é crucial, pois serão os seus reais motivos e paixão pela profissão que te fará enfrentar os estudos e os desafios que aparecerão durante o curso.
Pensando nisso, criamos uma lista de motivos para estudar medicina . Confira!
Este é, talvez, um dos motivos mais nobres e que movem mais profissionais nesta área de trabalho. Para muitos, poder contribuir para a cura de uma pessoa, aliviar suas dores e medos, amenizar ou eliminar seu sofrimento, são as principais razões para escolherem este curso.
Se esta é sua motivação, saiba que você terá, diariamente, a oportunidade de orientar e acompanhar pessoas, promover sua cura e melhorar sua qualidade de vida.
As especializações médicas à disposição de um profissional de medicina são muitas e, por isso, existem grandes possibilidades de crescimento e satisfação pessoal. Este é um dos principais motivos que respondem à pergunta “por que fazer medicina”.
Você poderá escolher entre diversos cursos como pediatria, obstetrícia, cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oncologia, neurocirurgia ou cirurgia plástica e muitas outras, como as especializações em saúde mental.
O campo de atuação é vasto e o mercado está sempre aquecido. Além disso, a visão de futuro é promissora . Portanto, na hora de decidir, vale a pena consultar outros profissionais da área, amigos, professores e até mesmo profissionais qualificados para ajudar a descobrir sua área específica.
Você sabia que o Brasil, em números gerais, se iguala a países como o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Japão no número de médicos disponíveis para atender à população?
Atualmente são 2,4 médicos para cada 1 mil habitantes e o número de profissionais recém-formados continua crescendo. Apesar disso, o Brasil ainda enfrenta sérios problemas nessa área.
O primeiro deles está relacionado à má distribuição de profissionais ao longo do país. Há locais, como capitais da região norte e cidades do interior, principalmente as que possuem menos infraestrutura, em que o número de médicos e demais profissionais da saúde é insuficiente para atender toda a demanda.
Os outros problemas são ocasionados pela baixa qualidade dos profissionais que se formam. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), este é um problema sério e que, em parte, se deve à baixa qualidade de ensino de algumas instituições.
Estas, além de oferecerem uma grade curricular desatualizada, não possuem uma infraestrutura adequada para formar profissionais de qualidade e capacitados para atender o mercado.
Por isso, fique atento e opte por aquela que oferece excelência e tradição, e possui toda a infraestrutura necessária para formar profissionais altamente capacitados.
Na medicina, os salários levam em conta as especializações médicas e qualificações do profissional, como tempo de formação e atuação, nível de experiência profissional e fluência em outros idiomas.
Neste cálculo, são considerados também o local de trabalho, ou seja, se é rede pública, privada ou consultório próprio.
Além disso, assim como em outras profissões, o nível de dedicação, tanto em horas de trabalho, quanto nas atualizações para aprimorar seus conhecimentos, impacta na composição da remuneração deste profissional.
Portanto, um profissional de medicina dedicado, competente e que se mantém sempre atualizado, certamente alcançará níveis salariais bem interessantes. Atualmente, as remunerações para médicos estão no topo da lista dos melhores salários do mercado.
Todo o esforço e dedicação dos tempos de estudos, estágios e residência, podem ser recompensados no futuro. Bons profissionais conseguem organizar rotinas de trabalho mais flexíveis e adequadas às suas necessidades e estilo de vida.
Por isso, se o que você busca é mais autonomia, flexibilidade e liberdade, a medicina pode ser o seu curso. Trabalhando em hospitais, clínicas ou consultórios, é possível criar uma agenda que compatibilize sua vida pessoal e profissional com tranquilidade.
Além dos retornos apresentados até aqui, talvez você esteja buscando também por prestígio e reconhecimento social. Se este for um dos motivos, saiba que medicina é uma das carreiras mais brilhantes, nobres e respeitadas em todo o mundo.
Ao participar ativamente na prevenção e cura de doenças, na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas, você, certamente, alcançará a gratidão e o reconhecimento de seus pacientes e de toda a sociedade. Em tempos pandêmicos , isso tem ficado cada vez mais evidente!
Agora, você já tem 6 motivos que respondem à pergunta: por que fazer medicina ? E pelo que você viu, todos eles são importantes e mostram que vale a pena fazer este curso.
Durante a graduação você estará diante de várias informações e situações que te ajudarão a escolher uma especialização que tem tudo a ver com você. O ideal é que você se decida logo, pois, assim, terá mais tempo para se preparar para o processo seletivo ao final do curso.
Se você ainda não pensou nisso, agora é uma boa hora para começar. Faça nosso quiz, que está abaixo, e se conheça um pouco mais!
The post Por que fazer medicina? Conheça 6 motivos appeared first on Unifase.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.