Ante a tragédia causada pelas chuvas no município de Petrópolis no último dia 15, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), através do seu Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), está oferecendo plantões psicológicos às pessoas que necessitam de suporte emergencial nesse momento.
“A proposta do Plantão Psicológico é realizar o atendimento emergencial, com o suporte profissional, nesse momento tão difícil em que as pessoas em situações de crise, emergência e desastre, podem apresentar alguma dificuldade e, consequentemente, intenso sofrimento psíquico. Esse tipo de atendimento integra o rol de ações próprias à atuação da Psicologia, priorizando o acolhimento à pessoa que precisa fazer algum tipo de elaboração inicial”, explica o psicólogo e professor José Daniel Barcelos, coordenador do Serviço de Psicologia Aplicada da UNIFASE.
Ser acolhido, escutado e ajudado no processo de aceitação, compreensão e elaboração da dor psíquica, decorrente das perdas pelas quais se passou, são ações necessárias ao restabelecimento do equilíbrio emocional e condição para reorganizações e reestruturação do porvir.
“No atendimento realizado no Plantão Psicológico, o paciente será recebido com uma escuta empática, sendo procedida uma análise da condição psíquica, para se identificar se há ou não a indicação de processo de psicoterapêutico ou mesmo intervenção médica. Caso seja necessário, faremos a indicação do paciente para o tratamento no próprio SPA do AMBE. Não são todas as pessoas que precisam desse tipo de tratamento, depende da resposta de cada uma, da capacidade individual para elaborar o que aconteceu, principalmente em casos de perdas mais graves, com a capacidade interna de cada um para simbolizar essa tragédia e fazer o seu luto pessoal”, destaca o psicanalista.
A experiência traumática tende a gerar diferentes reações. Cada pessoa é única e reage de forma particular e singular às experiências que vive. Dependendo da idade, do momento vivido e do contexto em que se vive, pode-se ressignificar os traumas enfrentados com maior ou menor facilidade. Porquanto traumas sejam situações muito intensas, receber acompanhamento especializado tende a minorar o sofrimento, evitando desorganizações emocionais mais intensas.
“As respostas de cada pessoa diante do sofrimento que não foi elaborado são sempre singulares. A negação do que aconteceu e a opção pelo esquecimento não são as melhores saídas psíquicas, pois levam ao desenvolvimento posterior de desorganizações emocionais mentais, com a incapacidade de elaboração de determinados traumas que todos passamos pelas nossas vidas. De fato, esquecer não é o melhor caminho, pois é preciso elaborar, falar sobre esse sofrimento e, em alguns casos, a pessoa realmente vai ter que ser tratada em um processo de psicoterapia mais longo”, finaliza o psicólogo.
O Plantão Psicológico no Ambulatório Escola é gratuito e está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento. O Serviço de Psicologia Aplicada está localizado do AMBE, à Rua Hívio Naliato, 869. Os profissionais e as equipes de estágio profissional da UNIFASE estão à disposição dos moradores de Petrópolis para que possam ser realizados esses atendimentos emergenciais.
The post AMBE oferece Plantão Psicológico gratuito à população appeared first on Unifase.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.