Graduação na maturidade: devo ingressar na faculdade após os 50 anos?

Está pensando em ingressar na faculdade, mas se preocupa com a idade? Então saiba que nunca é tarde para estudar e, cada vez mais, pessoas com 40, 50, 60 ou mais anos procuram por um curso universitário.
Os motivos para isso são variados e vão desde mudar a área de atuação profissional até o fato de quererem conquistar o sonho de terminar uma graduação. Seja qual for o seu caso, saiba que o momento certo de ingressar na faculdade é agora!
E se você ainda se preocupa com o fator idade, siga a sua leitura e descubra as vantagens de começar uma graduação depois dos 50 anos!
Por que o brasileiro está voltando à faculdade depois dos 50?
Desde o ano de 2018 as instituições de ensino já estão notando um aumento no número de pessoas com mais de 40 anos fazendo a matrícula em um curso universitário.
Segundo o Censo Escolar, o destaque foi para estudantes com mais de 65 anos. O número de matrículas de pessoas dessa faixa etária chegou a subir quase 42% . Mas porque isso acontece? O que leva uma pessoa a ingressar na faculdade depois dos 50 anos?
Os motivos variam muito, mas certamente a mudança do mercado tem grande participação nisso. Nas últimas décadas, muitas tecnologias surgiram e a maneira como as pessoas trabalham mudou.
Há até profissões que desapareceram, como é o caso, por exemplo, do datilógrafo. Todas essas mudanças acabam exigindo que profissionais de todas as idades se reinventem e se atualizem.
Assim, o mercado influencia diretamente no fato da pessoa de mais de 50 decidir ingressar na faculdade. Afinal, ela pode usar o curso para se atualizar, mas também para evoluir e descobrir um novo caminho para a sua profissão.
Devo ingressar na faculdade após os 50?
Mas é claro que não é só isso. Há pessoas que acabaram parando de estudar por problemas financeiros ou até para se dedicar à família. Aos 50 anos, com a vida mais estável, elas encontram o momento certo para ingressar na faculdade.
Já outras, quando eram mais novas acabaram fazendo um curso de menor interesse pessoal, pois era o que havia perto de casa. No entanto, não era a profissão dos sonhos. Com a maturidade e vida mais estável, também encontram a oportunidade de estudar o que sempre desejaram e voltam para a universidade.
No entanto, é preciso considerar também que quando a pessoa termina o ensino médio e para de estudar, provavelmente ela não consegue conquistar cargos mais altos na empresa. Assim, fazer uma nova graduação acaba abrindo portas para essa ascensão profissional.
Além disso, por vezes, amplia as chances de concorrer a um cargo público, que tenha um salário melhor. Assim, a pessoa decide ingressar na faculdade para se formar, prestar um concurso e ter uma remuneração mais alta. Sem contar a vantagem da estabilidade.
Os benefícios de estudar depois dos 50
Ingressar na faculdade depois dos 50 é realmente vantajoso? A resposta para essa dúvida, que é muito frequente em pessoas que ainda não decidiram se voltam a estudar ou não, é “sim”. Há vários benefícios que uma graduação depois dos 50 anos pode oferecer. Conheça os principais!
1- Permite uma mudança de profissão
Enjoou de fazer a mesma coisa? As oportunidades para a sua profissão são poucas, pois as mudanças devido à tecnologia foram grandes? Seja qual for o caso, sempre é hora de trocar de área de atuação. E a melhor maneira de fazer isso é realizando um curso universitário.
Ele permite que você adquira novos conhecimentos e foque na profissão que sempre sonhou. Isso, sem contar que com os avanços da tecnologia, muitas carreiras novas foram surgindo. Se interessou por alguma delas? Então volte a estudar!
2- Mantém a mente ativa e ocupada
Tudo bem que você já trabalha bastante, mas é fato que, com o tempo, na maioria das vezes, o serviço se torna uma grande rotina. Os processos são os mesmos, as tarefas também. Com isso, tudo se torna mecânico.
Para a mente isso não é bom! É preciso colocar o cérebro para funcionar e aprender coisas novas. Uma ótima maneira de fazer isso é voltando a estudar, ou seja, é hora de ingressar na faculdade.
Isso, sem contar que, por vezes, a pessoa está sem projetos. Apenas chega em casa e liga a TV. Um curso universitário vai acabar com essa rotina! Além de manter a mente ocupada, certamente trará novas perspectivas.
3- Oferece realização pessoal e profissional após ingressar na faculdade
É muito bom se manter ativo e passar a vida inteira buscando e conquistando os sonhos. Ingressar na faculdade também ajuda com isso, ou seja, permite que a pessoa se sinta realizada. Afinal, ela estará conquistando o sonhado diploma ou até poderá, finalmente, cursar a graduação que sempre quis.
Além dessa realização pessoal, é preciso lembrar também que ao ingressar na faculdade a pessoa fica mais perto de benefícios profissionais. Até mesmo um cargo mais alto se torna viável após terminar uma graduação.
4- Traz novos caminhos e possibilidades
Quem precisou parar de trabalhar para cuidar da família, ao ingressar na faculdade encontrará novos caminhos no mercado de trabalho. Afinal, além de sair com um currículo atualizado e mais atrativo para as empresas, a pessoa também pode se tornar um profissional autônomo.
Dessa forma, tudo dependerá da área escolhida. As possibilidades são inúmeras!
5- Faz novos contatos profissionais ao ingressar na faculdade
Ao ingressar na faculdade a pessoa tem contato com os colegas de turma, mas também com professores. Assim, logo no começo do estudo o discente já pode aproveitar os novos contatos profissionais para fazer parcerias, por exemplo.
Dessa forma, além de enriquecer o currículo, a oportunidade pode ajudar você a se destacar em sua área de atuação ou até mesmo a alavancar o seu negócio.
Afinal, seja para levar um empreendimento para frente ou para conquistar uma posição no mercado de trabalho, ter bons contatos sempre ajuda!
Vantagens de fazer graduação após os 50
Agora que você já viu quantos benefícios pode aproveitar ao ingressar na faculdade aos 50 anos, é válido recordar que também há vantagens que só esse tempo de vida pode oferecer. Recorde algumas delas!
1- Maturidade
Aos 17 anos o jovem está passando por muitas transformações. Muitas vezes, está deixando a casa dos pais pela primeira vez. Com isso, acaba se dividindo entre festas, a descoberta da vida adulta e o estudo.
Já aos 50 anos a pessoa está mais madura e isso influencia em tudo. Para começar o foco nos estudos será maior, visto que já conhece bem como é a vida de adulto.
Além disso, com toda a experiência, tanto laboral quanto de vida, a pessoa já consegue relacionar o conteúdo e sua aplicabilidade prática com mais facilidade. Consequentemente, acaba aproveitando mais a vida acadêmica.
2- Contribuição
Dependendo da área de atuação e do curso escolhido, a sua própria experiência de vida e profissional vai ajudar a tornar as aulas mais ricas.
Isso é válido tanto para o desenvolvimento do autoconhecimento e da autoestima, visto que notará o quão importante os seus anos de carreira são, quanto para os colegas de turma.
3- Foco e objetivo para ingressar na faculdade
Quando o curso universitário é iniciado quando a pessoa já é um adulto experiente, o acadêmico entra em sala sabendo o que quer. Dessa forma, acaba conseguindo focar mais nos estudos. Afinal, já se matriculou tendo um objetivo a ser conquistado e sabe muito bem o quão difícil foi chegar até essa fase de estudo.
Em suma, não há um único momento certo para ingressar na faculdade. A cada etapa da vida o curso universitário pode proporcionar uma melhoria. Assim, se você quer voltar para o mercado de trabalho, mudar de área de atuação ou simplesmente realizar o sonho de ter um diploma universitário, não deixe para depois. Matricule-se já!
Pesquise sobre os cursos, escute o seu coração e, claro, pense na sua carreira. Assim certamente fará a melhor escolha.
Quer deixar esse processo todo ainda mais simples? Então conheça o programa 50+ da Unifase e conquiste um desconto incrível para você começar a estudar já!
The post Graduação na maturidade: devo ingressar na faculdade após os 50 anos? appeared first on Unifase.
