O paciente, de 65 anos de idade, que estava internado em unidade privada desde que retornou de viagem ao exterior faleceu na noite desta sexta-feira (20/03).
Até o momento, a cidade de Petrópolis possui 25 casos suspeitos aguardando o resultado dos exames laboratoriais e apenas um caso confirmado. A paciente é uma mulher de 29 anos que esteve recentemente nas cidades de São Paulo e Salvador, e afirma o contato com pessoas infectadas. Ela passa bem e se encontra em isolamento domiciliar.
“A cidade precisa entender que estamos lidando com uma doença séria e se comportar com maturidade. Todos estão sentindo na pele o peso das duras medidas que tivemos que adotar. Preciso que entendam que é para o bem de todos os moradores. Fiquem em casa e saiam às ruas apenas em caso de extrema necessidade”, desabafou o prefeito.
A vigilância epidemiológica lembra a todos que o vírus tem enorme poder de transmissão e que a melhor maneira de se proteger é através do isolamento imediato e medidas básicas de higiene, lavando as mãos e utilizando o álcool gel. “Se os petropolitanos insistirem em não cumprir as regras estabelecidas vamos, em poucas semanas, contabilizar mais mortes devido à doença”, frisa a superintendente de Atenção à Saúde, Fátima Coelho.
O cumprimento das medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da saúde e em decretos do Governo Municipal reforça a importância destacada pelo prefeito e pelas equipes de vigilância sanitária e epidemiológica.
Vale lembrar que mais informações sobre o COVID-19 podem ser obtidas através do telefone 192.
Ao contrário do que vem sendo divulgado em redes sociais desde a quinta-feira (19/03), a morte de uma paciente, no Hospital Unimed, não possui nenhuma confirmação de contaminação pelo COVID-19. A paciente, moradora do município de Magé, de 83 anos, deu entrada na unidade hospitalar na última terça-feira (17/03) com um quadro grave de infecção respiratória aguda. Informações passadas à Vigilância Epidemiológica dão conta que a paciente teve exames coletados pelo hospital particular na noite de quarta-feira (18/03), mas a equipe responsável da Vigilância só foi comunicada sobre a coleta quinta-feira (19/03).
Segundo boletim médico divulgado pelo próprio Hospital Unimed, a paciente deu entrada na unidade já em investigação etiológica com inclusão para viroses respiratórias e notificação à Vigilância Epidemiológica como caso suspeito para Coronavírus.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis
The post Petrópolis contabiliza primeira morte por contaminação com coronavírus appeared first on Unifase.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.