UNIFASE/FMP e Esporte Clube Vera Cruz unem forças em projeto que alia saúde e rendimento no esporte

8 de abril de 2025
UNIFASE/FMP e Esporte Clube Vera Cruz unem forças em projeto que alia saúde e rendimento no esporte

Iniciativa promove simultaneamente o bem-estar dos atletas e a formação prática dos futuros profissionais de saúde

Começou em março uma parceria entre a UNIFASE/FMP e o Esporte Clube Vera Cruz que está transformando o cuidado com os atletas locais. Através do projeto de extensão MultiEsporte LAMEE, jovens jogadores vão receber um acompanhamento multidisciplinar que alia saúde física, mental e nutricional ao desenvolvimento esportivo.


Sob a coordenação da professora da UNIFASE/FMP, Clévia Sies, que também é responsável pela pós-graduação em Psicologia do Esporte, o projeto conta com a participação ativa de estudantes de graduação de Medicina, Enfermagem e Nutrição, além de alunos de pós-graduação em Psicologia do Esporte.


“Nós já realizamos a anamnese com os atletas e agora vamos dar uma devolutiva. Na avaliação nutricional nós vamos indicar o melhor preparo alimentar pré e pós competição individualmente. A enfermagem segue verificando os sinais vitais dos atletas, o que é fundamental para descobrir alguma questão de saúde, como hipertensão, diabetes. Os alunos de medicina irão acompanhar os jogos, vão estar no vestiário e também fazer o atendimento de primeiros socorros, se necessário. E os alunos da pós-graduação em psicologia do esporte vão quinzenalmente ao campo para atender as demandas emocionais dos atletas para que eles tenham uma melhora na saúde mental e assim aumentem o desempenho”, comentou a professora Clévia.


Ao todo 19 alunos da UNIFASE/FMP vão realizar o atendimento de cerca de 30 atletas da equipe profissional de futebol. Esse acompanhamento será feito no campus da instituição, e também na sede do Clube.


“Esse trabalho multidisciplinar é muito importante para o nosso grupo porque mesmo sendo um elenco de atletas profissionais é formado por muitos jovens. Por isso, esse trabalho junto com a UNIFASE só vai agregar nesse processo de formação. Tenho certeza que para o clube será de grande valia e nós vamos conseguir alcançar nossos objetivos, com muito trabalho e dedicação”, afirmou o gestor de futebol do Vera Cruz, Alex Arruda.


Para além da preparação técnica, os atletas contam também com o apoio psicológico e de acordo com o treinador do time, Vinícius Marques esse trabalho já está tendo bons resultados.


“Já estamos vendo um ganho nessa questão psicológica, mesmo em tão pouco tempo. Os jogadores estão mais soltos e melhoraram a comunicação entre si”, destacou Vinícius.



A médica do time do Vera Cruz e ex-aluna da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Dra. Glaucia Amaral Lima, disse que esse tipo de parceria era um desejo do time.


“Esse projeto é muito importante, porque é a junção do trabalho do médico, com o nutricionista, o psicólogo e o enfermeiro. Será um ganho na parte nutricional, com relação a qualidade do sono, e também do apoio psicológico, já que o atleta lida com essa questão de ganhar e perder.  Esse trabalho vai ser útil dentro de campo, mas também na vida desses jogadores”, comemorou a Dra. Glaucia.


15 de abril de 2025
A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) conquistaram destaque nacional nas avaliações mais recentes do Ministério da Educação (MEC), divulgadas na última sexta-feira (11/04). Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), juntamente com os indicadores de qualidade dos cursos (IGC e CPC), confirmam a excelência acadêmica da instituição.  O curso de Medicina da FMP foi reconhecido como o melhor do Rio de Janeiro entre as faculdades e ficou entre os sete melhores cursos de Medicina do Estado. Outro destaque foi o curso de Odontologia, que ficou entre os cinco melhores do Estado do Rio, ao lado de universidades públicas tradicionais, e alcançou a 1ª colocação entre as instituições privadas do Rio de Janeiro. O curso de Nutrição também teve excelente desempenho, sendo classificado como o 2º melhor entre as instituições privadas do Estado do Rio de Janeiro e um dos 10 melhores da Região Sudeste. Já o curso de Radiologia foi o 1º colocado entre todas as instituições do Estado do Rio de Janeiro, alcançando ainda o reconhecimento como um dos cinco melhores da Região Sudeste e o 14º no ranking nacional. O curso de Enfermagem também manteve seu lugar de destaque, figurando entre os melhores do estado. A reitora da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, comemorou os resultados, ressaltando o compromisso da instituição com a qualidade da formação acadêmica. “Esses resultados representam a dedicação de professores altamente qualificados, de um corpo técnico-administrativo empenhado e de estudantes comprometidos com sua formação. Reafirmamos nosso projeto educacional de excelência, inclusivo e plural, com foco na transformação social e na construção de um mundo mais justo e solidário”. Pró-reitor de Ensino e Extensão, o professor Abílio Aranha lembrou que a instituição vem, continuamente, inovando na forma de ensinar. "Somos reconhecidos pela excelência do ensino, mas nunca nos acomodamos neste lugar. Trabalhamos continuamente para levar inovação pedagógica e tecnologia para o dia a dia dos estudantes, com prática desde o início dos cursos, uso de metodologias ativas e atuação interdisciplinar", destacou. Além dos cursos da área da saúde, a instituição também se destacou em outras áreas no ENADE 2022: O curso de Administração ficou em 3º lugar entre as instituições privadas do Estado do Rio de Janeiro e em 5º lugar no ranking geral estadual (incluindo públicas e privadas). O curso de Psicologia conquistou a 3ª colocação entre as instituições privadas e a 9ª posição geral no estado. A UNIFASE/FMP investe continuamente em tecnologia, infraestrutura acadêmica de ponta e corpo docente qualificado, garantindo uma formação de excelência para os seus alunos. Ingressar em uma instituição reconhecida nacionalmente faz toda a diferença no currículo e na trajetória profissional. Vestibular de Medicina aberto! Para quem deseja se formar em uma instituição com alto padrão de qualidade, as inscrições já estão abertas: www.unifase-rj.edu.br .
14 de abril de 2025
Legenda: Da esquerda para a direita: A comitiva da UNIFASE/FMP contou com a participação dos professores Jaime Charret da Silva Júnior - Professor do curso de Medicina, Claudia Ostwald Luz Vilardo - Professora atuante na Curricularização da Extensão no Curso de Medicina, Michele Rodrigues Machado - Professora e supervisora de estágio do curso de Nutrição, para o aprimoramento das atividades práticas do curso de Medicina, Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein - Psicopedagoga, Ricardo Bragança Pinheiro Tammela - Coordenador de Extensão, Claudia Martins de Vasconcellos Midão - Assessora da Pró-reitoria de Ensino e Extensão e Alberto José da Costa Tornaghi - Professor da equipe da Coordenação de Educação a Distância, atuando na Coordenação do Laboratório de Inovações Pedagógicas. A UNIFASE/FMP participou do 9º Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica da Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM , realizado entre os dias 10 e 12 de abril, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A comitiva da instituição foi composta por sete docentes que participaram ativamente das atividades, levando a experiência da instituição e fortalecendo seu compromisso com a inovação e qualidade no ensino médico. Com o tema central "Expansão da Educação Médica: Potencialidades da Interiorização", o congresso abordou os desafios e oportunidades de levar o ensino médico para além dos grandes centros urbanos. Pela primeira vez sediado no município, o evento reuniu representantes das regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, promovendo um importante espaço de trocas e reflexões sobre a formação em saúde. A participação ativa da UNIFASE/FMP reafirma o seu protagonismo na discussão sobre a interiorização da educação médica, contribuindo para o fortalecimento da formação de profissionais comprometidos com a realidade local e com a melhoria da assistência à saúde da população.
9 de abril de 2025
Você já ouviu falar em Saúde Planetária e Cultura Regenerativa? Acredita que sejam assuntos complexos e muito distantes da nossa realidade? Pois, esses temas estão mais próximos de nós do que imaginamos. Os dois conceitos têm uma abordagem atual com uma visão integrada e multidisciplinar sobre a vida, envolvendo setores como saúde pública, economia, políticas ambientais e inovação tecnológica. “Na verdade, a saúde planetária é a vida. O que se fala hoje sobre a saúde integral está muito relacionada com a natureza humana, mas o ser humano não tem saúde se o resto do planeta não estiver saudável. Se os ecossistemas não estiverem preservados, a vida como um todo, de todos os seres humanos não está garantida. Então, o termo a saúde planetária abrange o sistema que nós vivemos, o nosso sistema de vida”, explica Paulo Sá, Mestre em Ciências da Saúde na área de Gestão e Planejamento de Sistemas de Saúde pela Fiocruz, especialista em Educação Médica, professor de Saúde Planetária e Saúde e Sociedade da UNIFASE/FMP, e Designer de Sociedades Sustentáveis pelo Gaia Education. O equilíbrio ecológico é essencial para garantir o acesso a recursos naturais fundamentais, como água potável, ar puro e alimentos saudáveis. No entanto, mudanças climáticas, desmatamento, poluição e a perda de biodiversidade têm comprometido esse equilíbrio, aumentando os riscos de doenças infecciosas, desnutrição, problemas respiratórios e outros males. “Hoje nós estamos vivendo um sistema degenerativo, baseado no consumo, com alta produção de resíduos. Estamos poluindo o ar, a água, e o solo. Com isso, a biodiversidade fica comprometida. Essas são as consequências desse sistema degenerativo”, comentou Paulo. A boa notícia é que essa realidade pode ser transformada. A adoção de práticas sustentáveis e regenerativas é essencial para preservar os ecossistemas e garantir um futuro saudável para as próximas gerações. Segundo Rodrigo D´Almeida, mestre e pesquisador em Desenvolvimento Sustentável pela UFFRJ e facilitador de Culturas Regenerativas pelo Gaia Education, nós vivemos um momento crucial na história da humanidade. As crises climáticas, o colapso da biodiversidade, e as desigualdades sociais são sintomas de uma desconexão profunda entre nós e a Terra. Mas também estamos vivendo um tempo de despertar, e a cultura regenerativa faz esse convite para a reconexão. “A cultura regenerativa vai além da sustentabilidade. Enquanto a sustentabilidade busca "não causar danos", a regeneração propõe curar, revitalizar, cuidar ativamente da vida — humana e não humana. É sobre habitar o planeta com consciência, afeto e responsabilidade, regenerando os ecossistemas e os vínculos comunitários”, afirma Rodrigo. Diante dessa realidade, a UNIFASE/FMP lançou o curso de extensão “Saúde Planetária e Cultura Regenerativa: Caminhos para a geração de saúde e transformação sistêmica”. As aulas começam dia 26 de abril e as inscrições já estão abertas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/saude-planetaria-cultura-regenerativa O curso é indicado para estudantes, profissionais de diversas áreas, gestores ambientais, educadores, ativistas e líderes comunitários interessados em regeneração e saúde sistêmica e será dividido em 6 módulos, com formato híbrido. A ideia é buscar a compreensão aprofundada dos conceitos de saúde planetária, salutogênese, cultura regenerativa e ecologia profunda. E também, o desenvolvimento de competências para criar ações regenerativas em diferentes escalas. “Essa temática é muito importante, por isso, nós lançamos esse curso que vai durar o ano todo. Ele tem uma carga horária robusta em todos os sentidos. Nossa ideia não é encher as pessoas com informação, mas fazer com que elas reflitam e possam criar o seu mapa regenerativo”, disse Paulo. “O curso de extensão "Saúde Planetária e Cultura Regenerativa" será um espaço vivo de aprendizado, trocas e experiências para quem quer se envolver ativamente na construção de um futuro mais saudável, justo e resiliente”, finaliza Rodrigo.