Programa Ecoar debate a igualdade de oportunidades dos alunos com deficiência na formação do ensino básico

abr. 11, 2024
Programa Ecoar debate a igualdade de oportunidades dos alunos com deficiência na formação do ensino básico

No 22º episódio, o programa Ecoar-Diálogos de Cidadania convida a pedagoga e historiadora Franciele Busico Lima e o matemático Everton Bezerra, para debater o tema “Ciência Cidadã: acesso e acessibilidade no ensino básico”. A transmissão ao vivo, acontecerá no dia 17 de abril (quarta-feira), às 14h, pelos canais:www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz e www.youtube.com/c/UNIFASE  

 

A partir do tema geral Ciência e Tecnologia, o primeiro episódio deste ano debateu o acesso ao conhecimento científico no ensino superior. Agora, no segundo episódio dessa temporada, a proposta é promover uma reflexão sobre as estratégias para a eliminação das barreiras atitudinais, metodológicas e instrumentais que impedem a formação com igualdade de oportunidades de alunos com deficiência. Quais os recursos e tecnologias que possibilitam o aprendizado das ciências? Quais são as dificuldades de acesso e como superá-las? Quais os desafios para uma ciência cidadã? Conduzido por Tuca Munhoz, o programa dura 45 minutos e conta com intérprete de Libras e legendagem ao vivo. 

 

Perfil dos convidados 

 

• Franciele Busico Lima – pedagoga e historiadora. Mestre em Estética e História da Arte e Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como Coordenadora Geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Faz parte da coordenação colegiada do Fórum Estadual de Educação de Jovens e adultos de São Paulo.  

 

• Everton Bezerra - graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Teoria e Prática do Ensino de Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense e mestrando em Ensino na Temática da Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant. É professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico no IBC, lotado no Departamento Técnico Especializado, na Divisão de Imprensa Braille. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA), vinculado à Coordenação de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos.  

 

 

O projeto Ecoar – Diálogos de Cidadania  

O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz e UNIFASE), que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. 

Apoiado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e translação do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.  

 

Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: ASCOM ICICT, ASCOM UNIFASE e Videosaúde Distribuidora. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail:nippis@icict.fiocruz.br.  

  

 


17 mai., 2024
Resultado do trabalho iniciado há 59 anos, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) deu mais um passo em sua trajetória de dedicação à Educação, à pesquisa e à inclusão social, na noite da última quinta-feira (16), com a cerimônia de posse da Reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, pelos próximos cinco anos. Na ocasião, também foram empossados Afonso Eduardo de Resende Chaves como Pró-Reitor de Administração, professor Abílio José Sidrim Aranha como Pró-Reitor de Ensino e Extensão e professor doutor Ricardo de Souza Tesch como Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação. “Nossa comunidade acadêmica está inteiramente dedicada aos desafios do ensino, da pesquisa e da extensão, em constante busca do saber e do avanço científico. Saber e ciência que combinam excelência e relevância social”, proferiu a nova Reitora em seu primeiro discurso, lembrando os avanços alcançados nos últimos anos na perspectiva da inclusão, da diversidade em todas as suas formas, na ampliação dos serviços de atenção à saúde, no compromisso com a comunidade petropolitana e na defesa intransigente da democracia. Para o Professor Jorge Alberto Torreão Dáu, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE, a nova estrutura trará mais sinergia entre os setores: “Esta nova etapa na história da instituição vai fortalecer sua capacidade de formação, seu compromisso com a Educação de qualidade e com a construção de um mundo mais justo e sustentável”. Entre os compromissos firmados pela nova gestão, estão a excelência acadêmica, a pesquisa de qualidade, a inovação e o desenvolvimento institucional. “O novo status administrativo foi conquistado em razão do crescimento da complexidade institucional, com ampliação da oferta de cursos, atividades de extensão e pesquisa, e dos elevados conceitos obtidos nas avaliações, que nos colocam entre os melhores centros universitários do país”, lembrou Maria Isabel, citando a criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, que terá papel importante na produção e disseminação do conhecimento na busca de soluções inovadoras para os problemas sociais. Em sua estrutura, a UNIFASE possui cerca de três mil estudantes e 800 professores e colaboradores. Seu corpo docente é formado por 85% de mestres e doutores. Com o título de Centro Universitário, a UNIFASE passou a fazer parte de um seleto grupo composto por 381 instituições de ensino em todo o país. “Para nós, assumir essa condição em 2020 e incorporar à UNIFASE a estrutura de Reitoria, representa um marco em nossa evolução, marco do reconhecimento social da competência que apresentamos na área da Educação e da Saúde”, avaliou a Reitora.
17 mai., 2024
Dia 22 de maio (quarta-feira), às 14h, ao vivo
16 mai., 2024
Encontro foi com o professor Antônio Luiz Chaves Gonçalves, que atuou na FMP por mais de 50 anos.
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