UNIFASE/FMP destaca a humanização como elemento essencial na formação de futuros profissionais

21 de novembro de 2024
UNIFASE/FMP destaca a humanização como elemento essencial na formação de futuros profissionais

A humanização no ensino da saúde é uma prioridade na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE). Com o objetivo de formar profissionais mais sensíveis às questões dos pacientes, a instituição implementou o Programa de Desenvolvimento das Humanidades em 2021, na FMP, e agora está expandindo essa abordagem para os demais cursos da área da saúde da UNIFASE.
 
“Pretendemos revolucionar o ensino, principalmente na área da saúde, porque falar de humanidade é falar daquilo que o Século XXI mais demanda, que é o tratamento humanizado, o relacionamento com os pacientes, a visão para o mundo que leva em conta o homem e as suas relações com a natureza, e suas expressões, a arte, a ciência e a cultura”, frisa Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, reitora da UNIFASE e diretora geral da FMP.
 
Coordenado pela professora Camila Aloisio Alves, o programa integra conhecimentos técnicos e humanos, valorizando o cuidado individualizado e a empatia no atendimento ao paciente. A estratégia central do programa é o uso da narrativa biográfica, que permite que estudantes e professores entendam de forma ampla e aprofundada as histórias de vida dos pacientes para melhor entenderem suas realidades e necessidades. Além disso, o programa inclui práticas reflexivas e comunicação em saúde a fim de trabalhar competências relacionais, comunicacionais, além de apreender a construção dos saberes experienciais. Com isso, buscamos preparar os alunos para interagir de forma mais humanizada no contexto de cuidado.
 
“Nosso compromisso é formar profissionais do futuro que sejam humanizados e que queiram desenvolver o seu papel na sociedade de uma maneira construtiva e positiva, reforçando a importância de compreender o paciente para além dos aspectos técnicos, reconhecendo a integralidade do ser humano e suas relações. O objetivo é que o aluno, ao final da formação, esteja preparado para acolher o paciente, escutá-lo com atenção e ter uma postura empática e reflexiva. Para tanto, o programa avança transversalmente na grade curricular, indo do primeiro ao sétimo período até o presente momento. Mas, nossa meta é percorrer toda a grade, chegando até o internato. Para que isso seja possível, capacitamos e acompanhamos os professores das unidades curriculares que recebem o projeto a fim de que os pilares do projeto sejam colocados em prática por meio das atividades pedagógicas previstas. Sem a formação e o acompanhamento do corpo docente, um projeto dessa magnitude não se efetiva, pois está nas mãos dos professores serem agentes desse processo de formação”, explica a professora Camila.
 
Natália Lage, aluna de Enfermagem, compartilha como a abordagem da narrativa biográfica no atendimento aos pacientes, fortaleceu o vínculo entre teoria e prática.
 
“O uso das narrativas nos ajudou captar de forma mais profunda as vivências, expectativas e sentimentos dos pacientes, trazendo para o processo de cuidado informações valiosas que não costumam ser compartilhadas no dia a dia de uma consulta de rotina. Pude compreender que a execução das ações de enfermagem juntamente com as narrativas, possibilitou um cuidado mais individualizado e respeitoso com a história e o contexto, além de estabelecer um vínculo de confiança entre mim e o paciente, podendo ser uma profissional referência. Durante uma consulta comum, como por exemplo, a leitura de exames laboratoriais, pude notar que havia uma lacuna entre o que era questionado e a história que era tecida na resposta que nos era devolvida. Fazendo jus a necessidade de um olhar não só ao processo de adoecer, como também essas falas têm o poder de revelá-lo como pessoa. Me apaixonei tanto pela narrativa biográfica, que o meu TCC está sendo sobre essa temática”, explica a aluna.
 
Expansão da humanização para a área de gestão


O impacto do Programa de Desenvolvimento das Humanidades já é notável, não apenas nos cursos de Medicina e de Enfermagem, mas também nos cursos da área da gestão da UNIFASE, onde ocorre uma interface importante do programa com a curricularização da extensão.

“O Programa de Desenvolvimento das Humanidades tem sido um diferencial também na área de gestão. Através de oficinas e mentorias, capacitamos os alunos a desenvolverem uma escuta empática e sensível, essencial para entender as necessidades das comunidades, dentro dos projetos de extensão vinculados ao processo de curricularização da extensão, bem como de suas futuras equipes de trabalho. Isso não apenas aprimora suas habilidades de liderança, mas também promove uma gestão mais humana e eficiente”, comenta o professor Rodrigo Lopes do curso de Administração da UNIFASE.
 
Além disso, o Programa de Desenvolvimento das Humanidades também está em um processo importante: o da internacionalização.
 
“O nosso objetivo é estreitar os laços institucionais entre a UNIFASE/FMP e a Universidade de Montreal, tanto para o ensino, quanto para a pesquisa. Por isso, foi recentemente criado um programa de pesquisa para nos debruçarmos sobre o nosso trabalho de ensino e produzirmos conhecimento. A partir daí, queremos divulgar esses conhecimentos e fortalecer cada vez mais a produção técnica e científica voltada para a compreensão dos processos que contribuem para a qualidade dos futuros profissionais, tanto no cenário nacional, quanto no internacional”, explica a professora Camila Aloisio Alves.


Vestibular UNIFASE 2025.1


O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para o vestibular 2025.1. São oferecidas mais de 400 vagas distribuídas para os cursos de graduação em Administração, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Odontologia, e para os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Radiologia. 


Se você quer construir um futuro de sucesso, 2025 é o momento ideal para dar o primeiro passo. Além do vestibular, que conta com prova on-line ou uso da nota do ENEM, a partir de 2018, a UNIFASE oferece outras formas de ingresso, como transferência, segunda graduação, além de programas como Prouni e Fies. Além disso, a instituição disponibiliza bolsas de estudo e financiamento estudantil para facilitar ainda mais o acesso ao ensino superior. Outras informações podem ser obtidas no site: 
www.unifase-rj.edu.br ou através do WhatsApp: (24) 98865-0693.


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Uma alimentação adequada pode ser uma forte aliada na luta contra o câncer, tanto na prevenção quanto durante o tratamento. Com o objetivo de ampliar o conhecimento e o debate sobre o tema, a UNIFASE vai realizar no dia 28 de abril, das 8h às 16h, o Seminário de Nutrição “Nutrição e Câncer: Ciência, Prevenção e Cuidado”. O evento tem como propósito promover a atualização científica sobre a relação entre nutrição e câncer, abordando aspectos preventivos e terapêuticos, além de estimular o pensamento crítico dos alunos de Nutrição sobre o impacto da alimentação na oncologia. “O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Diante do constante aumento do número de casos e da relação entre hábitos alimentares, estado nutricional e a redução ou o aumento do risco de doenças, é imprescindível nos debruçarmos cada vez mais sobre o tema. A Nutrição tem um papel central nesse processo de enfrentamento, com a possibilidade de melhorias na resposta aos medicamentos, redução dos efeitos colaterais e promoção da qualidade de vida. Destaca-se ainda que uma das principais atribuições do nutricionista é orientar, apoiar e promover hábitos alimentares saudáveis, que certamente podem fazer toda a diferença na vida de seus pacientes”, explica Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE. O seminário será uma oportunidade enriquecedora para aprofundar conhecimentos e reforçar o papel essencial da nutrição na saúde pública e na vida dos pacientes oncológicos. A professora Thaise Gasser, destaca a relevância da temática e o papel central dos nutricionistas nesse contexto. “Falar sobre nutrição e câncer também é falar sobre a formação dos futuros nutricionistas. Essa é uma área que exige muito mais do que conhecimento técnico: exige sensibilidade, escuta e atualização constante. O câncer não é uma condição única — ele se apresenta de formas diferentes e exige condutas adequadas à realidade da pessoa. Por isso, é essencial que a graduação prepare o nutricionista para lidar com essa complexidade, oferecendo ferramentas para atuar com competência técnica e compaixão. É importante que a pessoa encontre no nutricionista não só alguém que orienta, mas que acolhe, apoia e contribui ativamente para a sua qualidade de vida”, disse ela.  O seminário é voltado para estudantes e profissionais de Nutrição, bem como demais interessados no tema, e contará com palestras que abordam diferentes vertentes do cuidado nutricional em pacientes oncológicos. A programação completa e as inscrições estão no site: https://www.unifase-rj.edu.br/evento-de-extensao/seminario-nutricao-2025