Desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis é tema do programa "Ecoar - Diálogos de Cidadania”

24 de abril de 2023
Desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis é tema do programa "Ecoar - Diálogos de Cidadania”

14º episódio vai ao ar no dia 26 de abril, às 14h, nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e do Centro Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE) no YouTube

A importância de se pensar em estratégias de resgate e salvamento para as pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial, as pessoas com deficiência (PCD), será a pauta do próximo “Ecoar – Diálogos de Cidadania”, produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE). O tema será amplamente discutido no episódio nº 14, que vai ao ar em 26 de abril (quarta-feira), às 14h, pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube.


O projeto cultural-informativo conta com autodescrição, feita pelos participantes do programa, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estenotipia (legendagem ao vivo). 

A relevância do tema “Situações de Emergência: o desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis” se confirma por números expressivos: de janeiro de 2013 a fevereiro de 2023 foram 59.311 decretações de situação de emergência e calamidade pública em todo o País, segundo o levamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado em março deste ano. Essa análise revelou ainda que, nos últimos dez anos, 3,4 milhões de pessoas foram desalojadas, 808 mil ficaram desabrigadas e 1.997 faleceram; e que 2022 foi o ano em que se registrou o maior número de mortes, correspondendo a mais de 26% do total.


Participam deste importante debate Thiago Viana, geógrafo, professor na rede municipal de ensino de São Paulo e atleta de tênis paralímpico; Rodrigo Machado, arquiteto e urbanista, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); e Nenem Peixoto, fundador do Comando da Paz do Grupo Especializado em Desastres Naturais (Geden/Petrópolis). A apresentação é de Tuca Munhoz, comunicador, ativista pelos direitos humanos e homem com deficiência.


Sobre o Ecoar - Diálogos de Cidadania


O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.


SERVIÇO

14º episódio do Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania

Tema: “Situações de Emergência: o desafio do resgate e salvamento das pessoas mais

vulneráveis”

Data: 26 de abril (quarta-feira), às 14h

Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da

UNIFASE no YouTube

Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-

mail ecoar.nippis@gmail.com.


21 de fevereiro de 2025
Evento, que será realizado em março, reunirá especialistas para discutir e propor mudanças na relação do ser humano com o meio ambiente 
21 de fevereiro de 2025
Metodologia usada por professores e estudantes nos campos de prática de Petrópolis será multiplicada na América Latina
17 de fevereiro de 2025
A instituição oferece quatro atualizações presenciais e semipresenciais que unem teoria e prática para capacitar profissionais.
Share by: