Quem visita ou mora na região serrana do Rio de Janeiro, encontra nas praças e parques de Petrópolis lindos espaços para descansar, relaxar ou confraternizar com a família e os amigos. Integrados à uma natureza exuberante, eles proporcionam momentos incríveis e contam um pouco sobre a cultura e história de nosso país.
Quer saber um pouco mais sobre a cidade e sobre alguns destes lugares especiais? Então continue com a gente e conheça dicas imperdíveis.
Petrópolis foi criada com o objetivo de ser o lar da família imperial. O responsável por isso foi D. Pedro II, que fascinado pela beleza da região com seus vales, cascatas e temperaturas amenas, decretou sua criação em 16 de março de 1843.
O local era o refúgio preferido dos aristocratas cariocas e, por isso, atraiu a criação de muitas chácaras e casas de recreio. Atualmente, ela possui mais de 300 mil habitantes e é conhecida como uma das mais belas e charmosas cidades do Rio de Janeiro.
Petrópolis transpira a história de nosso país e isso pode ser visto em prédios e espaços culturais importantes, como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e o Fórum Itaboraí, que abriga a Fundação Oswaldo Cruz.
Além de contar com uma excelente oferta de serviços básicos, muita cultura, lazer e entretenimento, Petrópolis é um dos melhores pólos estudantis do Brasil, formado por instituições de peso e renome no cenário nacional.
Tudo isso faz com que a cidade ofereça mais qualidade de vida a seus moradores e visitantes, principalmente por promover acesso fácil à capital do estado e o contato abundante com a natureza nas suas praças e parques.
O Parnaso possui mais de 20 mil hectares e está dentro da APA, a terceira maior reserva ambiental brasileira. Nele, você poderá fazer trilhas incríveis, a travessia Petrópolis-Teresópolis e acampar em sua “parte alta”, na Pedra do Sino ou na Pedra no Açu.
Se for acampar, não deixe de fazer seu agendamento. Clique aqui para acessar o site, conhecer as regras de segurança e os melhores horários de visitação.
Este refúgio maravilhoso fica bem no Centro Histórico e possui locais para piqueniques, mesas para refeições e duas trilhas para caminhada. A entrada é gratuita e o funcionamento é de terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
Com uma rampa para saltos de parapente e um pôr-do-sol maravilhoso, o São Vicente é um dos parques em Petrópolis mais acessíveis e o preferido dos petropolitanos para conversar, relaxar e curtir a natureza. Ele fica aberto durante todo o dia e o acesso é gratuito.
Cercado pela Mata Atlântica, este é um dos parques em Petrópolis onde você pode se refugiar para perto da natureza, se exercitar, fazer piqueniques e levar os pets e as crianças para se divertirem.
Apesar do acesso gratuito, ele possui algumas atividades pagas, como piscina, churrasqueira e passeios de pedalinho. Ele funciona de terça a domingo, das 08h às 17h.
Entre os parques em Petrópolis, Itaipava é o que oferece ciclovia, pistas de pump track e skate, espaços para meditação, caminhadas e eventos. A entrada é gratuita e o funcionamento é de quarta a domingo, das 7 às 18 horas.
Próximo ao Lago de Nogueira, o Jardim Botânico é um local reservado, ideal para quem quer fugir da correria da cidade, fazer um piquenique ou descansar debaixo de uma árvore. A entrada é gratuita e acessível durante todo o dia.
Agora que você conheceu os principais parques em Petrópolis, vamos às praças.
Com 22 mil metros quadrados, a Praça da Liberdade é a maior de Petrópolis. Ela está localizada na Av. Koeler, entre a Catedral São Pedro de Alcântara e o Relógio das Flores, e perto de pontos turísticos do Centro Histórico. Ela tem coreto, lindos jardins, parque infantil, bar, restaurante, um rinque de patinação, e vários bancos para apreciar a vista.
A praça D.Pedro II é a mais central. Ela é bem arborizada, fica ao lado do Museu Imperial e possui vários locais para descanso e próximos de restaurantes. Ela fica na Rua Moreira da Fonseca, 2-64 – Centro.
Esta homenagem a Santos Dumont é um lugar para descansar, ler e receber as diversas excursões que chegam à cidade. Ela recebe este nome por ter uma réplica do 14 Bis, o aeroplano onde ele fez seu primeiro voo em Paris.
Localizada na Av. Roberto Silveira, 43, a poucos metros da Encantada, essa casa-museu que foi a moradia de Santos Dumont, abre a zona histórica da cidade.
O Vale do Amor é um santuário a céu aberto, com templos hindus, taoístas, cristãos, budistas e lindos jardins orientais que convidam à meditação e contemplação. Ele fica na Estrada Mata Cavalo s/n, na Fazenda Inglesa.
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, de 8h às 17h.
Dica: Consulte trajetos, valores de entrada e formas de pagamento através do contato disponibilizado no Instagram.
Integrada à cultura, história, às praças e parques em Petrópolis, a UNIFASE/FMP se destaca pela excelente qualidade de vida acadêmica oferecida a seus alunos através de seu alto padrão de ensino e de sua moderna infraestrutura de campus.
Está pensando em estudar e morar em Petrópolis? Então, a UNIFASE/FMP é o que você procura! Clique aqui e inscreva-se em nosso processo seletivo 2023.1. A inscrição é gratuita.
Não quer perder nada? Assine já a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Cadastro realizado com sucesso!
Desculpe, houve um erro ao realizar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Copyright © UNIFASE. Todos os direitos reservados.