6º Seminário NIPPIS sobre Proteção Social marca o lançamento de painel de indicadores com dados do Benefício de Prestação Continuada - BPC

30 de novembro de 2023
6º Seminário NIPPIS sobre Proteção Social marca o lançamento de painel de indicadores com dados do Benefício de Prestação Continuada - BPC

Assista no dia 7 de dezembro, às 10h, pelo YouTube



“Proteção social: como tirar a lei do papel?” Este é o tema do 6º Seminário do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), que discutirá os avanços e os desafios na área de políticas públicas de proteção social no Brasil, Portugal e outros países de língua portuguesa. 

O Seminário ocorrerá no dia 7 de dezembro de 2023 às 10h, na semana que se celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. Durante o evento, será lançado o painel de indicadores de caracterização da população avaliada para a concessão do Benefício de Prestação Continuada - BPC. Hoje, o SISDEF conta com mais de 100 indicadores elaborados a partir de base de dados oficiais, divididos em áreas temáticas como Educação, Saúde, Trabalho, População e Direitos Humanos.

Foram convidados para o debate Miguel Abud Marcelino, mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e que integrou a equipe de criação do novo painel, Paula Campos Pinto, doutora em Sociologia e fundadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos da Universidade de Lisboa e Mariana Marques da Hora, assistente social no Tribunal de Justiça de Pernambuco, pesquisadora e militante nos movimentos de pessoas surdas. 

Na mesa de abertura estarão presentes Anna Paula Feminella, secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mônica Magalhães, vice-diretora de Pesquisa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora Geral do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), Jorge Og Vasconcelos, coordenador de Serviços Previdenciários (INSS) e Cristina Rabelais, coordenadora do NIPPIS (Icict/Fiocruz e UNIFASE).


Novo Painel do Sistema Nacional De Informações Sobre Deficiência - SISDEF traz indicadores sobre o Benefício De Prestação Continuada – BPC

O Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF) lançará no dia 07 de dezembro, às 10h, durante o 6º Seminário NIPPIS, um painel de indicadores da caracterização da população avaliada para concessão do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

O referido painel é resultado de um ano de intenso trabalho, no qual a equipe multiprofissional do projeto enfrentou grandes desafios para a sua elaboração. Agora, os indicadores de um dos maiores programas de transferência de renda do mundo para pessoas com deficiência e idosos serão disponibilizados ao lado dos mais de 100 indicadores já existentes.

O SISDEF é fruto da parceria entre o Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Icict/Fiocruz) e a Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD). É uma plataforma de acesso aberto que reúne dados produzidos por diversos órgãos como IBGE, Ministério do Trabalho, Ministério da Educação e INEP, Ministério da Saúde e agora também INSS e Dataprev, para monitoramento e avaliação das políticas públicas.


Serviço 

6º Seminário NIPPIS 

Tema: Proteção Social: como tirar a lei do papel? 

Dia/Horário: 07 de dezembro (quinta-feira), às 10h 

Como assistir: transmissão ao vivo nos canais da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube. 

www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz

www.youtube.com/c/UNIFASE

O evento emitirá certificado de participação de 2 horas e o link para registro será disponibilizado durante a transmissão ao vivo no chat. 


21 de fevereiro de 2025
Evento, que será realizado em março, reunirá especialistas para discutir e propor mudanças na relação do ser humano com o meio ambiente 
21 de fevereiro de 2025
Metodologia usada por professores e estudantes nos campos de prática de Petrópolis será multiplicada na América Latina
17 de fevereiro de 2025
A instituição oferece quatro atualizações presenciais e semipresenciais que unem teoria e prática para capacitar profissionais.
Share by: