UNIFASE terá nesta quinta-feira seminário sobre as soluções para as inundações em Petrópolis

abr. 24, 2024

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) vai sediar nesta quinta-feira, dia 25 de abril, o seminário “Existem soluções para as inundações em Petrópolis?”. O encontro, promovido pelo Comitê Piabanha, Ministério Público Estadual, Rede de Resiliência da Região Serrana (Rede Serra) e Vigilantes da Chuva, será no Auditório UNIFASE (Prédio Anexo), das 8h30 às 18h. O objetivo é discutir possíveis soluções para evitar catástrofes envolvendo deslizamentos e inundações em Petrópolis.

A programação do evento conta com painéis mostrando como tem sido o trabalho para evitar as tragédias e projetando como deverá ser, apresentando as soluções propostas. Para finalizar, haverá uma Mesa de Debates com o tema “Prós e contras das soluções propostas”. O seminário, cujas inscrições já foram encerradas, será transmitido ao vivo pelo YouTube em: https://www.youtube.com/watch?v=YkfJGJD65e8

17 mai., 2024
Resultado do trabalho iniciado há 59 anos, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) deu mais um passo em sua trajetória de dedicação à Educação, à pesquisa e à inclusão social, na noite da última quinta-feira (16), com a cerimônia de posse da Reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, pelos próximos cinco anos. Na ocasião, também foram empossados Afonso Eduardo de Resende Chaves como Pró-Reitor de Administração, professor Abílio José Sidrim Aranha como Pró-Reitor de Ensino e Extensão e professor doutor Ricardo de Souza Tesch como Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação. “Nossa comunidade acadêmica está inteiramente dedicada aos desafios do ensino, da pesquisa e da extensão, em constante busca do saber e do avanço científico. Saber e ciência que combinam excelência e relevância social”, proferiu a nova Reitora em seu primeiro discurso, lembrando os avanços alcançados nos últimos anos na perspectiva da inclusão, da diversidade em todas as suas formas, na ampliação dos serviços de atenção à saúde, no compromisso com a comunidade petropolitana e na defesa intransigente da democracia. Para o Professor Jorge Alberto Torreão Dáu, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE, a nova estrutura trará mais sinergia entre os setores: “Esta nova etapa na história da instituição vai fortalecer sua capacidade de formação, seu compromisso com a Educação de qualidade e com a construção de um mundo mais justo e sustentável”. Entre os compromissos firmados pela nova gestão, estão a excelência acadêmica, a pesquisa de qualidade, a inovação e o desenvolvimento institucional. “O novo status administrativo foi conquistado em razão do crescimento da complexidade institucional, com ampliação da oferta de cursos, atividades de extensão e pesquisa, e dos elevados conceitos obtidos nas avaliações, que nos colocam entre os melhores centros universitários do país”, lembrou Maria Isabel, citando a criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, que terá papel importante na produção e disseminação do conhecimento na busca de soluções inovadoras para os problemas sociais. Em sua estrutura, a UNIFASE possui cerca de três mil estudantes e 800 professores e colaboradores. Seu corpo docente é formado por 85% de mestres e doutores. Com o título de Centro Universitário, a UNIFASE passou a fazer parte de um seleto grupo composto por 381 instituições de ensino em todo o país. “Para nós, assumir essa condição em 2020 e incorporar à UNIFASE a estrutura de Reitoria, representa um marco em nossa evolução, marco do reconhecimento social da competência que apresentamos na área da Educação e da Saúde”, avaliou a Reitora.
17 mai., 2024
Dia 22 de maio (quarta-feira), às 14h, ao vivo
16 mai., 2024
Encontro foi com o professor Antônio Luiz Chaves Gonçalves, que atuou na FMP por mais de 50 anos.